sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ponte Alta ganha ônibus para transporte de alunos

Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Décio Lima confirmou nesta quinta-feira (21), a doação de um ônibus do programa Caminho da Escola para o município de Ponte Alta. A cessão do veículo com 28 lugares aconteceu um dia após o prefeito Luiz Paulo Farias, que é presidente da Amures, ter viajado à Brasília e protocolado pedido no gabinete do deputado.
De acordo com o prefeito, o objetivo é renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. “Cada deputado tem direito a indicar até sete municípios para doação desses ônibus e nós fomos contemplados. Agora vamos encaminhar a documentação para que o novo ônibus esteja disponibilizado ainda neste semestre”, explicou Luiz Paulo Farias. O veículo será usado no transporte de alunos do interior.
A proposta de renovação da frota, objetiva também combater a evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O ônibus custa R$ 123 mil e não depende de contrapartida do município. O deputado Décio Lima, disse que existem outras formas para os municípios participarem do programa. Uma delas poderia ser com recursos próprios.
Os ônibus desse programa são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e possuem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana dos municípios.
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Autorizada licitação da Ferrovia da Integração

O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos autorizou licitar em 60 dias, o projeto executivo da Ferrovia da Integração, que ligará o Oeste ao Litoral. A confirmação foi feita na terça-feira em Brasília, pelo deputado federal presidente da Frente Parlamentar Pedro Uczai ao presidente da Amures, Luiz Paulo Farias.
Partindo de Dionísio Cerqueira, a também denominada "Ferrovia do Frango" passará entre Ponte Alta e Curitibanos e descerá a Serra Catarinense pelo Alto Vale até Itajaí. Serão 700 quilômetros de trilhos, que têm recursos assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A ordem de licitação da ferrovia foi dada na segunda-feira, no Rio de Janeiro, onde o ministro participou de evento da Rio 20. "O estudo desta ferrovia precisou ser refeito e agora, o projeto vai definir o trajeto, traçado, viadutos, pontes e ramais. É uma obra que ajudará muito a Serra Catarinense e que terá ramais alimentadores do eixo principal", afirmou Uczai.

Só no projeto, a estimativa do governo federal é investir R$ 31 milhões. A implantação da estrutura ferroviária deve durar dez anos e só com frangos, a previsão é transportar pelos trilhos ao porto para exportação algo em torno de 110 mil toneladas por mês.
Junto com a licitação da Ferrovia da Integração, o ministro autorizou publicar nesta semana, edital de licitação da ferrovia Norte-Sul, que partirá do Porto de Rio Grande (RS) cortando Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul até São Paulo. Dia 7 de agosto define a empresa vencedora do estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental.
O que explicou Uczai é que a Ferrovia Norte-Sul, deverá ser executada em três lotes. Um corresponde ao trecho de Panorama (SP) a Chapecó (SC). O segundo, de Chapecó a Porto Rio Grande(RS). E o terceiro trecho é sobre a ligação ferroviária de Maracajú(MS) a Cascavel(PR). O governo federal prevê investir R$ 43 bilhões na nova malha ferroviária.

Rede vai impulsionar economia da região

"Pouco importa em que município vai passar a ferrovia. O que interessa é que seja na região e que sejam implantados ramais estratégicos". A ponderação é do presidente da Amures, Luiz Paulo Farias. Ele cumpriu agenda esta semana em Brasília, com Pedro Uczai e acompanha as tratativas da Ferrovia da Integração.
Pelo que apurou o representante dos prefeitos da Serra Catarinense, o investimento na ferrovia está estimado em R$ 2,5 bilhões. O modelo de operação da ferrovia será por concessão e pública. E tanto o transporte de cargas quanto de passageiros será implantado na linha que ligará Oeste ao litoral catarinense.



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